ETIQUETA NA REDE
Seja cuidadoso com que se fala para e sobre os outros – a comunicação na rede dá-se por escrito e normalmente fica registrada, então é preciso cuidar muito mais com o que se diz. Pense nas consequências sociais causadas pelo que você escreve. Boa educação e diplomacia são a regra geral.
Seja claro, breve e objetivo – as pessoas recebem muitos e-mails e têm pouco tempo para ler tudo.
Use termos adequados no campo '' assunto'' – pelo mesmo motivo acima. Assim você permite que a pessoa decida se quer ou não ler a sua mensagem e até mesmo organiza melhor a sua correspondência eletrônica. Devem ser usados ermos que indiquem corretamente qual é o conteúdo da mensagem.
Use o formato adequado – cuidados na formatação de texto sempre facilitam a leitura e a compreensão. Use negrito, espaçamento, alinhamento etc.
Respeite os direitos autorais (copyrigth).
Não divulgue propagandas na rede.
Respeite a privacidade dos outros.
Fale, não GRITE! ESCREVER USANDO SOMENTE LETRAS MAIÚSCULAS FAZ IMAGINAR QUE O AUTOR ESTÁ FALANDO EM VOZ ALTA OU GRITANDO.
Sorria:-); pisque ;-) chore &-(. Mas só com os amigos! Com seu chefe, nem pensar!
Os emoticons (ou smileys) representam nosso estado de ânimo.
Não de participar quando tiver algo a dizer, e não diga só por dizer.
Responda as mensagens recebidas.
Se o conteúdo de sua mensagem for estritamente pessoal e particular, use o correio eletrônico para comunicar-se diretamente com seu interlocutor.
Quando mencionar outra mensagem, faça um breve resumo para reavivar a mensagem original na memoria do leitor. Pode copiar pequenos trechos, mas não a mensagem toda.
Em listas de discussão, leia toda discussão antes de enviar sua mensagem, pois alguém já pode ter dito o que você quer dizer.
Não envie respostas particulares para lisas de discussão – se quiser responder para o autor da mensagem em uma lista de discussão, cuide que ao clicar em RESPONDER, o endereço será o da lista.
Sempre peça permissão para repassar mensagens com conteúdo privado, respeitando a privacidade dos outros e não se esqueça de mencionar a origem da informação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário