quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Inclusão digital há 20 naos atrás

Há vinte anos já se falava sobre inclusão digital nas escolas, mas na década de 80, via se falando muito. Mas se viesse esta tecnologia mas para onde iria, nas escolas carentes era impossível ,mas havia esse anseio de ser implantado.
Vindo esta tecnologia ampla, com esse recurso onde o professor ira as suas aulas, pensavam que os micromputadores iriam substituir os professores e, as crianças poderiam aprender melhor, que era disparante usar um ou mais microcomputador nas escolas carentes. Hoje já podemos ver que é bastante concordância sobre o fato de usar microcomputadores em escolas publicas, onde deve ser implantada ao processo educacional, vai permanecer contudo as duvidas sobre os por que (as perspectivas sobre os quais) e com essa incorporação deve acontecer.
Por que precisamos usar a tecnologia na escola, é um avanço na aprendizagem para que os alunos se aprofundarem nos conhecimentos gerais em pesquisas, criações de textos entre outros.
Fala se sobre uma lógica da empregabilidade, mas hoje não se dá conta de uma sutileza e completibilidade em relação ente as escolas, tecnologia e sociedade. Não contribuir para uma boa educação e solidariedade para um consumo sustentável ecológicamente. Não basta educar uma massa trabalhadora para afim de alimentar a máquina que vai produzir, preciso educar para ter provocação frente á uma aceitação conformista na relação tecnologia X educação. E preciso formar cidadãos aptos para construírem uma sociedade mais sólida que possa permanecer reconstituída. E cada geração possa aprender mais e, além de tudo aprender dar valor á sociedade.
Com o uso ou incorporação das Tecnologias da Informação da Comunicação ( Tic) ultrapassaram e foram longe e, favoreceram muito para as mudanças que foi grande num período chamado de revolucionário.
Na nossa história da civilização, podemos observar uma grande mudança no modo de vida do homem. Como podemos aprofundar a história houve muitas revoluções, que houve algum tipo de invenção ou ferramenta e se expandiu ao longo do tempo. Com essas mudanças veio a máquina á vapor e a imprensa, e houve mais mudanças e chegou à tecnologia que favorece nós hoje, mais também há muita produção, empregos novos no mercado de trabalho. Hoje também muitas profissões e, muitos postos de trabalho foram extintos do mercado de trabalho e gerou muito desemprego.
Então, alguns anos atrás já havia uma grande explosão do uso destas tecnologias. Estavam bem otimistas, já havia quem os alertassem que não deveríamos sê lo, não estava decidido. Levi em 1993 ressaltou que teríamos que inventar como gostaríamos que nesta nova sociedade da informação, fosse o que inventamos a sua tecnologia. Ressaltava Levi que, um descompasso e um distanciamento entre toda natureza e colocava á coletividade numa situação mundial da evolução técnica num estado do debate sobre todo assunto.
Hoje já podemos ver a realidade que não nos deixa ou nos permite ser mais otimistas. O fato é bastante que a riqueza que foi produzida, existe ou há tanta ou menos fome, no mundo de hoje, havendo também doença e injustiças. Com tanta tecnologia Por enquanto não produziu efeitos desejados, é bastante claro a forma do uso que damos ao Tic nas respostas e questões que apresentamos, mas de um modo geral diz que toda tecnologia abre possibilidades e de uma realidade dentro do possível e até no âmbito da política.
Queremos tecnodemocracia, para que podemos formar alguém para isso. Pensar na formação da alfabetização tecnológica para todos, mas não compreender a tecnologia não poderá opinar o que fazer com ela. Precisamos felizmente que temos equipar todas as escolas, também buscar projetos de inclusão digital.
O governo brasileiro tende mudar a realidade, lançou um programa de Banda Larga nas Escolas, com toda parcerias com as operadoras de telefonia fixa, para promover alfabetização tecnológica para os alunos, para poderem ter acesso a ler paginas impressas, seu nome e, o cidadão precisa saber muito mais que isso. Precisão poder decidir, ler o material que lhe interessa, quando for julgar o necessário poder assegurar o direito de ser lido.
Mas em outras palavras as tecnologias mudam profundamente o meio de produção e consumo, um jogo é o controle político social destes meios. Compreender a tecnologia poderíamos dizer como elas devem ser, dominar uma ferramenta e muito aprender a usá-la, garante possibilidades de definir conjuntamente que vamos fazer com elas.
Tudo o que discutimos até agora, vai poder orientar como usar estas tecnologias nas escolas. Ajudar a redefinir os currículos, orientações pedagógicas, todo o tipo de software educacional que devemos usar, na forma cão dos professores, a organização da distribuição dos recursos. Enfim, vai poder ajudar no dia a dia na escola e a se reorganizar.
Para finalizar, Piaget já falava que aceitação do erro é fundamental para uma boa construção do conhecimento, que o professor pode fazer o uso dessa nova tecnologia de um modo e precisa perder o medo de experimentar junto com seus alunos. Assim negando o uso critico e alienado e, tirando todo tipo de exercícios repetitivos na aprendizagem, pressupõe o coletivo, companheirismo, cooperação nas pessoas, nas disciplinas e diálogos francos e livres.

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